Please reload

Posts Recentes

Artigo: Adaptações e Exercício Físico

12.06.2017

 

Adaptações fisiológicas como o aumento de mitocôndrias, aumento da atividade enzimática da Beta-Oxidação, do Ciclo de Krebs e da Cadeia Transportadora de Elétrons podem contribuir para o aumento da oxidação de gorduras, visto que, os ácidos graxos (gorduras) são oxidados dentro das mitocôndrias. 

O processo de regeneração tecidual e síntese proteica (hipertrofia muscular) também é uma importante adaptação fisiológica que contribui para o emagrecimento, visto que, determina aumento da demanda energética e pode impactar no aumento da oxidação de gorduras.

Uma das adaptações fisiológicas que também pode contribuir para o aumento da oxidação de gorduras é o aumento de capilares, processo conhecido como angiogênese, pois, são através dos capilares que os ácidos graxos chegam aos músculos para serem oxidados dentro das mitocôndrias. 

O aumento de capilares (angiogênese) é uma adaptação fisiológica que ocorre devido ao aumento do stress de fluxo sanguíneo (shear stress) que determina ao endotélio liberação de fatores angiogênicos, como Fator de Crescimento do Endotélio Vascular, Angiogenina e Fator de Crescimento de Fibroblastos.

A elevação do stress de fluxo sanguíneo ocorre com o aumento do débito cardíaco (quantidade de sangue que o coração ejeta por minuto), e teremos maior débito cardíaco em intensidades mais elevadas como o Ponto de Compensação Respiratória e Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx).

No treinamento resistido, teremos aumento do stress de fluxo sanguíneo principalmente em treinos de stress metabólico, pois há aumento do tempo sob tensão, consequentemente aumento do tempo sob maior débito cardíaco.

 

Referências:
Coombes JS et al. The impact of high-intensity interval training versus moderate-intensity continuous training on vascular function: a systematic review and meta-analysis. Sports Med. 2015 May;45(5):679-92.

Jensen L et al. Effect of high intensity training on capillarization and presence of angiogenic factors in human skeletal muscle. J Physiol. 2004 Jun 1;557(Pt 2):571-82.

Prior BM et al. Exercise-induced vascular remodeling. Exerc Sport Sci Rev. 2003 Jan;31(1):26-33.

Compartilhar
Tweetar
Please reload

© 2017 por L F Academia e Personal. 

Rua Rui Barbosa, 252, sala 01 - Espumoso/RS

Tel: (54) 99151-6121 | Whatsapp (54) 99135-9763