Please reload

Posts Recentes

Artigo: Você tem dificuldades para respirar e por isso não pratica atividades físicas?

14.07.2017

 

É normal que as pessoas com doenças respiratórias crônicas mostrem uma menor tolerância ao exercício físico devido à dificuldade respiratória, a insegurança na prática ou a falta de orientações. Por este motivo, adquirem um estilo de vida sedentário e, consequentemente, tem um menor condicionamento físico.

 

Duas doenças respiratórias comuns que geram muitas dúvidas são a asma e a asma induzida pelo exercício (AIE). A asma é a obstrução das vias aéreas e pode ser parcialmente ou totalmente reversível espontaneamente ou com tratamento. Afeta pessoas de qualquer idade aparecendo com sintomas como tosse, chiados,”apertos no peito” e falta de ar. Costuma aparecer no período da noite, madrugada ou mesmo no início da manhã.

 

Há, também, a asma induzida pelo exercício (AIE), que é conhecida como uma obstrução transitória nas vias aéreas logo após o exercício vigoroso, tendo como seus principais sintomas a falta de ar, tosse e chiado. Pode aparecer com o esforço ou com uma simples crise de risos e não necessariamente aparecem nas pessoas com diagnóstico de asma.

 

Então, preste atenção! A ausência de sintomas não significa que você não está com nenhuma obstrução. Sempre é necessário uma supervisão médica. Os asmáticos podem enfrentar a insegurança pela broncoconstrição, causada pela prática de atividade física extenuante. A crise pode iniciar de dois a quatro minutos após o início do exercício, com picos de cinco a dez minutos e desaparece, espontaneamente, depois de vinte a quarenta minutos. Isto ocorre por serem, em sua maioria, insuficientemente ativos, ocorrendo uma queda no desempenho. Por isto, há necessidade, além do tratamento medicamentoso, do treinamento e da prática de atividade física freqüente, pois isto faz com que condicione o organismo a aumentar o consumo de oxigênio máximo, melhorando a capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, o condicionamento físico.

 

A prática de aquecimentos, exercícios respiratórios, atividades motoras, exercícios de melhora na resistência, ou seja, do treinamento rotineiro e freqüente com exercícios leves e moderados, SUPERVISIONADOS, é super positivo para os asmáticos, pois melhora a qualidade de vida, melhora a tolerância ao exercício, melhora os desconfortos, levando a uma melhora na qualidade de vida geral do indivíduo.

 

Respire melhor! Você pode e você deve praticar atividades físicas com supervisão e orientação.

Compartilhar
Tweetar
Please reload

© 2017 por L F Academia e Personal. 

Rua Rui Barbosa, 252, sala 01 - Espumoso/RS

Tel: (54) 99151-6121 | Whatsapp (54) 99135-9763