Please reload

Posts Recentes

Artigo: Benefícios da atividade física no combate de doenças crônicas

24.08.2017

 

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Vale lembrar que uma alimentação equilibrada e saudável, evitando o consumo de sal, gorduras e frituras, aliada à prática de exercícios físicos trazem o equilíbrio perfeito para uma vida saudável.

 

Confira abaixo algumas doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos.

 

- Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC): A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Estes fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica.

 

- Hipertensão arterial: A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial.

 

- Diabetes: No caso de pessoas que não dependem da insulina, os exercícios físicos reduzem a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença.

 

- Obesidade: A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, importante fator de risco para várias doenças.

 

- Dor lombar: Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir dores lombares.

 

- Osteoporose: Os exercícios físicos favorecem a formação dos ossos e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento.

 

- Melhora da auto-estima e combate ao estresse: Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima devido a produção de endorfina. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode, também, combater a depressão e a ansiedade.

 

 

Imagem ilustrativa 

 

 

Compartilhar
Tweetar
Please reload

© 2017 por L F Academia e Personal. 

Rua Rui Barbosa, 252, sala 01 - Espumoso/RS

Tel: (54) 99151-6121 | Whatsapp (54) 99135-9763