Rua Rui Barbosa, 252, sala 01 - Espumoso/RS

Tel: (54) 99151-6121 | Whatsapp (54) 99135-9763

Please reload

Posts Recentes

Estratégias para melhorar seu condicionamento físico

 

O estilo de vida adotado, atualmente, pela maioria das pessoas, está norteado no sedentarismo, aliado ao uso crescente da tecnologia, leva milhares de pessoas a inatividade. Com isso, o condicionamento físico da população está bem abaixo do esperado.

 

Os exercícios físicos e atividades físicas colocam o seu corpo em movimento. A melhora do condicionamento físico é obtida com programas de exercícios físicos, nesses programas devemos dar atenção aos exercícios aeróbios e musculares. Essa preocupação é primordial, já que perdemos força, decorrente a não utilização dos músculos com frequência quando estamos sedentários e prejudicamos nosso sistema cardiorrespiratório quando deixamos de nos movimentar. Isso causa o surgimento de doenças ao longo dos anos.

 

Recomendamos, exercícios integrados, como circuito de exercícios, aeróbios e musculares para melhorar o condicionamento físico.

 

Existem muitos exercícios aeróbios que melhoram o seu condicionamento físico, exemplos: caminhadas, trotes, treinos de mudanças de velocidades entre trotes e caminhada, pedalar, nadar, correr. Exemplos de exercícios musculares para melhorar o seu condicionamento físico: MUSCULAÇÃO, EXERCÍCIOS FUNCIONAIS, GINÁSTICA LOCALIZADA. OS TREINOS INTEGRADOS, ONDE TRABALHAM EXERCÍCIOS AERÓBIOS E MUSCULARES SÃO MUITO INTERESSANTES, JÁ DESENVOLVEM AS DUAS CAPACIDADES FÍSICAS, MUSCULARES E AERÓBIA, o mais indicado em minha opinião é o TREINAMENTO FUNCIONAL.

 

Os melhores exercícios irão depender do atual nível de condicionamento físico que você está. Em indivíduos sedentários recomendamos atividades para melhor adaptar ao treinamento, como a natação, musculação, caminhas, ginástica localizada, pedalar. Essas atividades irão preparar o seu corpo para treinamento mais específicos, muito importante obedecer uma progressão de cargas e intensidade dos treinos. Primeiro preparamos o organismo, e após isso iremos aumentar gradativamente a intensidades dos treinos.

 

É possível melhorar o condicionamento físico cada vez mais. É importante que as pessoas realizem uma avaliação de movimento e cardiorrespiratória para que o treinador possa traçar um plano de treinos mais eficiente e adequado ao seu condicionamento físico.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) nos recomenda:

 

Para condicionamento físico e benefícios importantes à saúde, um adulto precisa de pelo menos:
• Atividade de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais
• E de 150 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) Ou: 
-75 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa, mistura equivalente de exercícios físicos moderados ou vigorosos (aeróbios e musculares, exemplo: TREINAMENTOS FUNCIONAIS).
Para mais condicionamento físico e benefícios à saúde ainda maiores:
Ou: 
-150 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa como corrida.
É muito importante a orientação e a prescrição do treinamento por um profissional de Educação Física, pois ele tem uma formação em fisiologia, cinesiologia, biomecânica e conhece os princípios de treinamento para formatar o melhor treino de acordo com a sua aptidão física, condicionamento físico atual, idade, sexo, condições de saúde.

 

 

Compartilhar
Tweetar
Please reload